De 184 municípios cearenses, 181 se inscreveram na edição 2021 do IQM

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) comemora a inscrição de 181 municípios cearenses no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente – IQM / Edição 2021. Para o titular da SEMA, Artur Bruno, o recorde de adesão é um indicador de que os gestores municipais estão entendendo, cada vez mais, que instrumentos de base econômica podem contribuir para a promoção da melhoria do desempenho ambiental local. “O IQM é um mecanismo que possibilita aos municípios recursos de 2% da cota / parte ICMS Socioambiental Estadual, para investir no desenvolvimento das ações voltadas à implementação da Política de Resíduos Sólidos”, explicou.

Para a gestora do programa, Luana Bezerra, no âmbito da SEMA, diante do excelente resultado, “não podemos deixar de destacar” o impacto positivo das oficinas de capacitação sobre o tema, promovidas pela SEMA, durante o #JunhoAmbiental2021. “Funcionou como um impulsionador, despertando mais ainda o interesse e a compreensão dos gestores públicos municipais pelo tema”, disse. As oficinas foram ministradas pelos técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA): Hugo Marques, Renata Martins, Luana Bezerra, Leorne Sousa, Celiane Martins, Keroliny Honorato e Socorro Azevedo. “Além das oficinas, os técnicos fizeram as articulações e foram muito eficazes no atendimento aos municípios”, destacou a Secretaria de Planejamento e Gestão, da SEMA, Maria Dias.

O coordenador, André Pereira, da Codes/SEMA, destaca o cronograma de datas, referentes às etapas seguintes do processo e divulgado no site da SEMA. “De primeiro à 19 de julho, as documentações encaminhadas pelos municípios, estão sendo analisadas e o resultado preliminar se dará no dia 20, através do site da SEMA”, informa. O período de recurso será de 21 a 23 de julho. “Sugerimos aos municípios que fiquem atentos e acompanhem a divulgação das datas, para o caso de necessitarem solicitar recurso, não perder o prazo”, lembrou Luzilene Saboia, Coordenadora Administrativa da Codes/SEMA.

Endereço

Rua Joaquim Inácio de Lucena, nº 600, Edifício Monsenhor Dermival, sala 07 - Bairro São Francisco, Brejo Santo - CE.
CEP: 63.260-000

telefone